Janela Imunológica
- João Victor Araujo
- 19 de ago. de 2022
- 1 min de leitura
A importância da vacinação em cães pediátricos

A janela imunológica existe quando à interação de anticorpos maternos inatos, presente desde o nascimento (a primeira linha de defesa). Os anticorpos não mudam com a intensidade, nem com a exposição e também não requer já ter sido exposto a um vírus anteriormente. Esse direcionamento estará ativo até os 120 dias, interferindo assim na resposta imunológica evidenciada pela vacina. Essa resposta é adquirida, específica, pode ser ativa ou passiva, aumenta a intensidade com a exposição e necessita ser exposto (vacina)
A vacina é um imunógeno não patogênico com potencial de desencadear uma resposta imune adaptativa protetora, que é capaz de prevenir uma eventual doença. Como dito anteriormente, existem dois tipos de imunização, a passiva e a ativa.
A imunização passiva gera uma imunidade temporária, provido pela transferência de anticorpos de um animal (mãe) a outro que esteja suscetível (filho).
Já a imunização ativa é a administração (aplicação) de um antígeno que faça com que ele desencadeie uma resposta imunológica.
Comments